António Castelo Branco “Capela”, Director da ONG Twayovoka, destaca a presidência das organizações da sociedade civil, como um dos ganhos do ano ora findo.
O bem estar das comunidades rurais é o centro das atenções da ONG Twayovoka para o Desenvolvimento. Esta organização actua em vários aspectos e seguimentos comunitários. Desde o saneamento básico, passando pela luta contra a SIDA, malária, analfabetismo, exclusão social, ao acesso à informação, igualdade de oportunidades e a informação.
O ano de 2009, segundo António Capela, Director Executivo da Organização foi um ano de muito trabalho e consolidação de várias parcerias. “Nós conseguimos dar provimento a muitas tarefas iniciadas em exercícios anteriores. A nossa organização teve, no ano passado, o privilégio de trabalhar um pouco mais afincadamente no Programa de a Reforço da sua capacidade Interna, tendo para efeito contado com o apoio da Worl Learning”, destacou.
No entanto, com apoio de outros parceiros foi possível, igualmente desenvolver ao nível dos nove municípios da província de Benguela o programa de capacitação de micro empresas. Uma acção financiada pela USAID e subsidiada tecnicamente pelo CEIC da Universidade Católica. O programa visa capacitar os agentes económicos de baixo poder e quase sem garantias bancárias à aceder aos sistemas de crédito formais, para além de estimular o empreendedorismo e o auto emprego como forma de combater a pobreza e a exclusão social.
As micro empresas do sector agro-alimentar, têm merecido uma atenção particular tendo em conta o seu papel na diversificação da economia e participação na provisão de mecanismos de segurança alimentar.
Ainda no âmbito da capacitação interna, a Organização proporcionou formação e intercâmbio internacionais para os seus membros na África do Sul.
O projecto “Noites de Teatros” foi um dos projectos que deu maior visibilidade pública a Organização. As participações nos festivais de Luanda, Cazenga, Huila e Benguela, permitiram a que os integrantes do grupo pudessem interagir com outros elementos das suas congéneres e reforça os seus conhecimentos sobre arte e a actual conjuntura cultural do país. O projecto “Noites de Teatro” é uma variante do Programa Cidadania e Cultura que a organização desenvolve há já alguns anos e que tornou possível disseminar informação sobre direitos humanos, VIH, cólera e outras causas sociais a várias centenas de angolanos em todo o território da província de Benguela.
Em 2009 numa parceria MINSA, World Bank conclui-se o programa HAMSET nas Zonas A e B da cidade de Benguela. O projecto visou aumentar os conhecimentos dos adolescentes e jovens sobre o HIV SIDA. O balanço provisório feito até a data é satisfatório.
Para 2010 há muito trabalho. "Vamos sair victoriosos, pois temos uma equipa motivada e capacitada", referiu o Director Executivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário