OS FRUTOS DO TRABALHO
Com o financiamento da USAID, a ONG Twayovoka para o Desenvolvimento esta a implementar o Programa de Apoio e Reforço da da Capacidade das Micro-empresas para o acesso ao crédito bancário. O principal objectivo é combater a pobreza e a exclusão social. Neste âmbito, várias ações de capacitação têm sido realizadas. Hoje, 15 de Abril, realizou-se na sala da ADRA-Antena de Benguela, mais uma formação que contou com a apoio técnico do Centro de Estudos e Investigação da Universidade Católica de Angola.
Os participantes receberam conhecimentos relacionados com a elaboração de planos de negocios para acesso ao financiamentio. No dizer de António Capela, Director Executivo da Twayovoka, a falta de conhecimentos técnicos para a elaboração de plano de negocios tem sido o grande entrave ao acesso a emprestimos bancarios, uma vez que planos mal elaborados dificilmente conseguem aprovação."Por isso, estamos a promover a capacitação para que tudo fique mais facilitado"- rematou.
Refira-se, que nos dias 9 e 10 do corrente mês, uma equipa Twayovoka de mentores esteve a trabalhar no Balombo e Bocoio, onde realizou encontros com beneficiários de micro créditos. Os encontros serviram para passar em revista aspectos corrente da execução dos projectos bem com transmitir conhecimentos para uma melhor gestão dos mesmos.
Segundo declarou Ngongo Fançony que esteve a trabalhar nos muicipios, somente no Bocoio existem 3 cooperativas familiares que envolvem um total de 500 pessoas e 6 associações de aldeias que albergam uma média 300 pessoas cada. Estes grupos dedicam -se essencialmente a produção do ananaz, feijão e milho.
E os frutos desse trabalho já são bem visíveis. Os agricultores falam em boas colheitas na presente safra.
o Projecto é relevante as Metas de desenvolvimeto do Milénio e ao Plano Nacional de combate a pobreza. Mas espero que não seja uma simples iniciativa mas sim uma iniciativa sustentável ao progresso das comunidades abrangidas.
ResponderEliminar